Conheça os melhores suplementos para o Gado!
No Brasil a suplementação alimentar para gados leiteiros ou de cortes é uma necessidade e uma obrigatoriedade para pecuaristas que desejam manter em alta a qualidade de seus produtos e a saúde dos animais. Como temos aproximadamente 95% do gado nacional em pastagens, a possibilidade de viver momentos de dificuldade devido a estações e mudanças climáticas são enormes. Considerando este fato ainda temos que citar a qualidade da pastagem que o gado se alimenta, pois por melhor que seja o capim, ele nunca poderá prover tudo aquilo que o bovino necessita, para isso é ideal implantar na alimentação do gado a suplementação mineral e a suplementação estratégica que também são conhecidas como proteica ou proteica energética.
Benefícios da suplementação
A suplementação para o gado garante a ingestão ideal de sais, nutrientes e proteínas necessários para o desenvolvimento dos animais. Principalmente como dissemos acima sobre a pastagem por si só não supre as necessidades do gado e com a estiagem, pastagem avariada, estações climáticas entre outras interferências naturais que possam avariar o pasto, isso pode piorar ainda mais.
Entre as possíveis suplementações, a proteico energética supera a mineral em todos os aspectos. Levanto o ganho nutricional rico em vitaminas a níveis superiores e consequentemente à um rebanho saudável com engorda acelerada.
A suplementação proteico energética oferece além dos minerais base, também complemente proteico fundamental para o desenvolvimento. O ganho de peso do animal pode variar entre 50g e 250g por dia, dependendo da genética do animal. Comparando com animais que recebem apenas suplementação mineral, chegam a ganhar até 300g a mais por dia. Após períodos de seca, a suplementação pode trazer resultados ainda melhores, alterando a taxa de crescimento do animal.
O custo reduzido, a suplementação para gado proteica tem custo médio de R$1,00 por dia por animal. Valor extremamente baixo, já que em contrapartida as arrobas ganhas compensam largamente o investimento e cuidado.
A suplementação mineral ou proteica, já faz parte ou deverá fazer do cotidiano de todo criador de gado, sendo uma ferramenta muito importante quando utilizada. O acompanhamento veterinário e de nutricionista especializado, junto com o manejo dos animais, vai indicar qual a melhor momento para a suplementação e qual o formato que melhor atenderá as necessidades do animal em seu atual momento de desenvolvimento e reprodutivo. Devem ser considerados também, idade, alimentação base oferecida, manejo diário, pastagem oferecida, condições climáticas em que o animal está exposto.
A base de toda alimentação é o pasto e deve ser avaliado e observado mesmo que o criador utilize a suplementação. Sem o equilíbrio perfeito entre os dois, os melhores resultados não serão alcançados.
Toda a suplementação para gado oferece ao produtor um aumento na produtividade do rebanho, já que devido a correta suplementação a taxa de fertilidade do rebanho aumenta e a resistência a doenças também, ela oferece também a possibilidade de antecipação do abate devido ao bom desenvolvimento do animal e a produção do novilho precoce. Tudo isso oferece uma maior rentabilidade ao produtor que poderá através disso ampliar o rebanho ou investir em melhorias necessárias para o sucesso do negócio.
Equipe TudoVet